Características:
As características da Sálvia Officinalis são: Herbácea perene, fortemente aromática, ereta ou decumbente, ramificada na base formando aspecto de touceira, de 30-60 cm de altura, nativa da região Mediterrânea da Europa. Folhas simples, denso-pubescentes, de 3-6 cm de comprimento. Flores pouco frequentes em nossas condições, de cor violácea, reunidas em espigas terminais longas.
Tem ação tônica, digestiva, diurética, hipoglicemiante, carminativa, anti-ssudorífica, estimulante, antiespasmódica, emenagogo, antidiarréico, antisséptica, adstringente, dermopurificante, anticaspa, antiqueda, antioxidante, emoliente e aromática. Empregado no tratamento de indigestão, problemas de fígado, contra lactação, salivação e suor excessivo, contra ansiedade e problemas de menopausa. Utilizado para auxiliar o tratamento de gota, dispepsia, astenia, diabetes, bronquite crônica e intestino preso.
Sálvia, Indicações e Ações farmacológicas:
Devido sua ação antisséptica, a Sálvia pode ser usada em produtos para higiene bucal, auxiliando nas afecções da boca (estomatites, gengivites, glassites, aftas) e garganta (laringite, faringite).
Toxicidade/Contraindicações:
Contra indicado para gestantes e lactantes, pois estimula as contrações uterinas e reduz a secreção láctea. Também pode causar bradicardia e ser tóxico para o sistema nervoso.
Benefícios para o couro cabeludo:
O composto da Sálvia está relacionado a propriedades regeneradoras das células, atuando especialmente no couro cabeludo. Além de favorecer o crescimento dos fios, pode combater a oleosidade e a caspa, reduzindo a produção excessiva de secreção das glândulas sebáceas.
Levantamentos científicos indicam que pode auxiliar no combate aos fios brancos decorrentes do envelhecimento, dispensando ou reduzindo o uso de tinturas. Também promete conferir força, brilho e crescimento em ritmo saudável.