Blog

Saúde do Couro Cabeludo: Os procedimentos da Dermoterapia.



Você conhece os perigos das disfunções do couro cabeludo? Algumas disfunções, como: Queda excessiva de fios (eflúvio telógeno), foliculite (inflamação na unidade folicular), alopecias como a androgenética (calvície), descamação, entre outras. Essas disfunções podem acabar com a saúde capilar, por isso, a Dermoterapia Capilar, um procedimento que visa tratar e prevenir essas disfunções, tem várias estratégias avaliativas e aparelhos para melhores resultados. A Dermoterapia Capilar, também conta com protocolos personalizados, para que o problema do paciente seja resolvido. Vamos entender mais sobre todos esses processos:

mostrando a tricoscopia por cima

Estratégias avaliativas da Dermoterapia Capilar

Avaliação clínica, física, dermatoscopia e exames laboratoriais, um conjunto de estratégias avaliativas que fazem parte da Dermoterapia Capilar, que nos darão direções assertivas sobre os tipos de disfunções que estejam ocorrendo na pele do couro cabeludo que desencadeiam as principais queixas, como queda excessiva, calvície, coceira, caspas e até mesmo feridas na pele. Prejudicando a saúde capilar, onde a pessoa experimenta ter fios fragilizados, diminuição do aporte de fios e até mesmo uma alopecia. Após a trajetória avaliativa entra em cena o raciocínio clínico, com a escolha do protocolo personalizado adequado, juntamente com Dermocosméticos, produtos com ativos farmacológicos aliados ao uso de aparelhos no tratamento. Vamos entender mais sobre todos esses processos:

Avaliação clínica

mostrando que tudo começa na anamnese. a primeira entrevista, o primeiro contato.

Nosso primeiro momento com o paciente acontece através da anamnese (entrevista), onde buscamos dados importantes para o conhecermos melhor e entender as possíveis causas das desordens em sua saúde capilar. Reflexos causados por doenças pré-existentes, medicações utilizadas, problemas hormonais, nutricionais e emocionais, que foram possíveis gatilhos para o desencadear da disfunção refletida no cabelo. Nesse momento investigamos seus hábitos diários de vida, sua rotina alimentar, prática de exercícios, histórico de problemas de saúde, e cirurgias recentes. Enfim, possíveis traumas sofridos no organismo.

Fazemos uma varredura completa afim de entender todo o histórico de vida do nosso paciente, salientando que tudo está diretamente ligado a saúde capilar. Escutamos rotineiramente que o cabelo é um dos principais sinalizadores da saúde interna, por isso quando observamos uma desordem nessa estrutura significa que algo de errado possivelmente está acontecendo no organismo interno.

Avaliação física

mostrando na prática física como funciona o processo de tricoscopia no couro cabeludo.

Momento em que faremos toda a verificação da situação do fio de cabelo. Realizamos teste de tração para verificar o nível do dano que está causando a queda, teste de porosidade, teste de resistência e de elasticidade. Afim de entender qual a melhor forma de tratamento para também melhorar a aparência dos fios. É quando surgem estratégias como corte terapêutico, que consiste na remoção pontas que já se encontram irrecuperáveis, melhorando a aparência e evitando que o dano se agrave.

Realizamos também blends de máscaras e óleos vegetais específicos para reposições de lipídeos, aliado a aparelhos, como o vapor de ozônio que irá auxiliar na devolução de emoliência para o fio. Melhorando assim sua penteabilidade, maleabilidade, peso, controlando o frizz, fortalecendo os fios, eliminando pontas duplas e danos causados pelo uso de químicas e até mesmo por ação do tempo e falta do uso de produtos adequados.

Dermatoscopia: luz branca

couro cabeludo saudável! LUZ BRANCA
disfunção no couro cabeludo LUZ BRANCA no couro cabeludo

Exame realizado através de um aparelho cujo nome é Dermatoscópio, que tem a capacidade de ampliar em até 300x a área observada da pele do couro cabeludo. Ele nos possibilita a oportunidade de verificar a situação das unidades foliculares (estruturas do nosso couro cabeludo que produzem nossos fios de cabelos).

Através dessa análise ampliada podemos encontrar alguns sinais que são de extrema importância para entendermos o que está acontecendo. Aliados as informações da avaliação clínica e física, vamos cruzando as informações para definirmos a natureza da disfunção do nosso paciente, como quedas ou caspas. Esse aparelho nos permite observar alguns detalhes que seriam impossíveis serem vistos a olho nu, como:

  • Unidades foliculares vazias, ou seja, que não estão mais produzindo fios, ou aquelas que estão produzindo somente um fio;
  • As que estão produzindo fios, porém em processo de afinamento;
  • É possível também ter uma noção sobre o nível do dano, se ele é recente ou tardio;
  • Se existe um processo inflamatório nessa estrutura;
  • Se temos um excesso na produção de sebo (oleosidade) que apresentará uma impregnação;
  • Entre outras, nos permitindo quantificar e qualificar a situação e o seu nível de gravidade, assim como, as chances de recuperação dentro do tratamento.

Dermatoscopia: luz UV ou de WOOD

Luz UV (WOOD) na dermatoscopia no couro cabeludo

Sabe aquela coceirinha insuportável? Talvez ela esteja ocorrendo pela presença de fungos na pele do seu couro cabeludo. São microorganismos que naturalmente habitam nossa pele, porém em regiões mais quentes, úmidas, abafadas e com excesso de oleosidade como o couro cabeludo, eles encontram um ambiente muito favorável para se excederem. Esses microorganismos em excesso prejudicam a produção de um fio de cabelo saudável, causando uma desordem em todo o funcionamento! Fazendo com que tenhamos processos irritativos como caspa, coceira, queda, afinamento e diminuição no aporte de fios.

Por esse motivo que utilizamos a luz UV, pelo método Wood. O método Wood se dá através da exposição da pele a luz em pontos com aumento de fungos. É visto por apresentação de uma fluorescência de variadas cores que nos permitem identificar e definir o tipo fúngico e o desacerto que está ocorrendo naquela região e se os mesmos estão sendo responsáveis pelos sintomas mencionados pelo paciente.

Exames laboratoriais

exame laboratorial, mecha e cabelo a caminho da avaliação.

Com o avanço da tecnologia e da ciência temos agora exames que são realizados em laboratório, através de imagens colhidas pela luz branca, luz UV, e também por uma mecha de cabelos do paciente. As análises são feitas de formas variadas, que trazem resultados como um levantamento detalhado das desordens de fungos, alimentos tóxicos, taxa de minerais e disfunções sistêmicas. Esses levantamentos podem nos ajudam a identificar as possíveis desordens refletidas na saúde dos cabelos, tratando de dentro para fora e de fora para dentro.

Raciocínio clínico e Protocolo personalizado

Logo após coletarmos todas informações em avaliações e exames laboratoriais, temos em mãos um dossiê completo de toda a saúde do nosso paciente. Com isso desenvolvemos um protocolo personalizado em clínica, através de um raciocínio clínico adequado que nos permite tratar de fato todas as disfunções encontradas de forma assertiva, garantindo resultados acima da média.

Com isso, melhorando não somente a saúde capilar mas da pele como um todo, mas devolvendo qualidade de vida e autoestima ao nosso paciente.

Dermocosmético e ativos farmacológicos

cientista pegando em um frasco de remédio, remetendo-se ao dermocosmético.

O avanço da cosmética nos possibilitou termos a adição de ativos farmacológicos em cosméticos convencionais. Esses cosméticos convencionais quando agregados a essa tecnologia e farmacológicos, se definem em produtos de tratamento.

Agregados a um veículo de entrega, eles atuarão exatamente nas camadas mais profundas da pele lidando com a raiz dos problemas, assim, teremos então um produto com a destinação principal de tratamento e não um mero cosmético que só tem o poder de higienizar ou embelezar. Tudo isso foi possível através da nanotecnologia cosmética, com isso surgem os dermocosméticos ou cosmecéuticos, produtos registrados como grau II pelo órgão federal responsável. Essa agência regulará sua eficácia e o seu desempenho no tratamento de disfunções da pele e demais estruturas.

Hoje utilizamos dermocosméticos em nossos protocolos personalizados em clínica e no tratamento contínuo do paciente em seu dia a dia, garantindo a eficácia no tratamento. Essa nova tecnologia nos permitiu ir além! Pois agora tratamos de uma forma infinitamente melhor, mais assertiva, com entrega de resultados excepcionais e possibilitando a prevenção de novas disfunções.

Eletroterapia, a utilização de aparelhos como aliados nos tratamentos

imagem que mostra o Eletrodo Pente (um dos aparelhos do alto frequência que sera falado para os cuidados com o couro cabeludo)

E para fechar com chave de ouro nossos protocolos, temos como auxílio a tecnologia de aparelhos de tratamento que conseguem tratar e simultaneamente potencializar a ação dos dermocosméticos em muitas associações, o que nos possibilita mais estratégias, ampliando nossos resultados. Os mais convencionais e indispensáveis são: o vapor de ozônio que propicia emoliência a pele, dilatação dos óstios, melhorando a oxigenação tecidual. O alta frequência conta com a ação fungicida e bactericida no controle da microbiota, o uso da luz através da fototerapia com aparelhos de LED e laser, que proporcionam ações como desinflamação, analgesia, estímulo e reparo das estruturas, dentre outras tecnologias que vêm surgindo a cada dia para nos oferecer ainda mais garantias de resultados.

Dr. Marcos Priolli

Diretor Educacional da Hallon Dermocosméticos

2 respostas para “Saúde do Couro Cabeludo: Os procedimentos da Dermoterapia.”

  1. Aldenira Das Chagas Vilela disse:

    Estou simplesmente apaixonada por esta plataforma professores maravilhosos, estou enriquecida com tanto conhecimento.

  2. César Granados Tenicela disse:

    Estou muito feliz por esses artigos sobre Dermoterapía HALLON . Para mim Pesquisador nato é como melodías para meus ouvidos . A música da Tricología Aplicada , tem notas muito importantes .Pois à 13 anos venho estudando sobre este Tema controversial, junto à BWS do dr BEDIN e dr Adriano Almeida presidente da SBC de São Paulo . Agora preciso . Experimentar os Cosmeceuticos e os Nutracêuticos da vossa Empresa . Hà mais de 40 anos sou Terapeuta Capilar por Excelencia. Agora estou Tricologista pos-graduado desejando compartilhar com meus Colegas o conhecimento adquirido! Preciso conhecer os laboratórios e o Centro Técnico da Hallon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados:

© 2023 Hallon Dermocosméticos. Todos direitos reservados.

Quer saber mais sobre nossos produtos e ficar atualizado sobre as novidades do mercado?

Assine nossa Newslatter